No Brasil, o serviço foi rebatizado de Google Acadêmico. Ainda em fase beta (de testes), ele pode ser consultado gratuitamente AQUI:
Apesar de se tratar da versão localizada, o sistema faz buscas no conteúdo cadastrado de universidades e centros de pesquisa de todo mundo. Segundo sua assessoria de imprensa, o Google já está trabalhando com 30 das maiores instituições acadêmicas brasileiras para oferecer seu conteúdo aos internautas.
"Acreditamos que as descobertas de cunho universal são fundamentais para a vida acadêmica, pois permitem aos pesquisadores resgatar o que foi feito sobre o assunto de seu interesse até os dias de hoje", explica Anurag Acharya, engenheiro chefe do projeto Scholar. "Não sabemos qual será o próximo avanço descoberto, nem de onde ele virá. Facilitando o acesso dos pesquisadores de todo o mundo às pesquisas e trabalhos científicos feitos mundialmente, acreditamos que estamos cumprindo nosso papel para o mundo acadêmico", afirma.
O Google Acadêmico classifica seus resultados usando as regras de relevância do buscador, para assegurar que as referências mais úteis apareçam no alto da página. Além disso, sempre que possível, o serviço buscará o texto de uma pesquisa na íntegra e não apenas no seu sumário.
Paulo Silvestre, do Plantão INFO
Fonte:
Info.Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário