Parabéns mesmo!, por ser uma pessoa muito empreendedora. E parabéns para a aluna de pós-graduação da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp, Emília Tieko Uzumaki quem teve seu trabalho de doutorado premiado em dois congressos internacionais: no 19th European Conference on Biomaterials, realizado em Sorrento de 11 a 15 de setembro, Itália, e organizado pela European Society for Biomaterials (ESB); e no International Conference on Surfaces, Coatings and Nanostructured Materials, realizado em Aveiro, Portugal, de 7 a 9 de setembro.
A pesquisa caracteriza filmes de carbono tipo diamante (DLC) para aplicações ortopédicas, utilizando um processo de deposição inovador, denominado Processo de Imersão em Plasma. Desenvolvido por Carlos Salles Lambert, do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), ele reveste uniformemente peças tridimensionais complexas com adesão superior às técnicas tradicionais. É um novo processo em fase de patenteamento e que pode ser incluído na família das técnicas de implantação iônica por imersão em plasma e deposição.
Os filmes de carbono tipo diamante (DLC) têm diversas propriedades de interesse tecnológico:
- Dureza elevada
- Baixo atrito
- Resistência ao desgaste e à corrosão e
- Biocompatibilidade.
As técnicas usadas por diversos grupos de pesquisa do pais tem dificuldades em conseguir boa aderência e não permitem que o filme seja depositado em grandes áreas e em formas complexas. Já, a nova técnica, desenvolvida há dez anos por Carlos Salles Lambert, permite o revestimento nessas peças complexas. Vem sendo utilizado por Lambert e Uzumaki há cinco anos para tratar peças para a indústria automobilística, aeroespacial, petroquímica e petrolífera.
Fonte:
Biomateriais
Um comentário:
EMILIA TIEKO UZUMAKI,excelente aluna,pois eu a conheço
Postar um comentário