Compartilhar informações sobre duas áreas relevantes nas pesquisas atuais: Nanociência e Nanotecnologia. (Conteúdo em.../Contenido en.../Content in...Portugués/Español/English
14 de junho de 2005
DIAMANTES: Valor e utilidade
NANOFLORES: Carbonato de Silicio - SiC
NANOÁRVORES
NANOFLORES
NANOBUQUÊS
Um convencional sistema de deposição em fase vapor (CVD) foi usado para a obtenção das flores de nanoespiras de SiC. O passo de gás metano sobre espiras de carbonato de silicio, crescidas desde Galium sobre um substrato de silicio provocariam essas estruturas, dependendo também da temperatura e pressão do processo de crescimento. Essas estruturas servem como revestimento para repeler àgua e uma base para novas celulas solares.
IOP Nanotechnology: Three-dimensional crystalline SiC nanowire flowers
Fotos obtidas de: GIZMODO THE GADGETS WEBLOG: Nanoflowers
NANOTUBOS DE CARBONO: Casca Vítrea na superfície
O novo estudo foi feito por Daniel Ugarte, da Unicamp e do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), de Campinas; Jefferson Bettini, do LNLS; Walt de Heer e Zhimin Song, do Instituto de Tecnologia da Geórgia, EUA; Joseph Gezo, da Universidade de Illinois, EUA; Philippe Poncharal, da Universidade de Montpellier; e Claire Berger, do Centro Nacional da Pesquisa Científica, em Grenoble, na França.
Encontrou-se na superficie dos NTC pequenas estruturas, parecidas a umas "gotas", que podiam ser produto de um líquido esfriado, alem disso, também podia observar-se uma viscosidade semelhante ao vidro, muito diferente da forma cristalina que o nanotubo tem . Os autores, fazendo um paralelo com o que acontece com o vidro, mencionam que essas gotas podem ser formadas devido a um esfriamento rápido do vapor que forma o nanotubo e afirmam que esse material em forma de gotas na superficie dos NTC podem ser vidro de carbono.
Desta forma, os autores mencionam que é importante a relação entre o carbon líquido e a formação de NTC, assim como também a pressão de helio para estabelecer a temperatura da esferas quando os NTC são formados, para que com isto possa se estabelecer uma nucleação homogênea.
Fontes:
Science Magazine: Liquid Carbon, Carbon-Glass Beads, and the Crystallization of Carbon Nanotubes
Folha On-line: CIÊNCIA: Grupo internacional desvenda a formação de nanotubo de carbon
10 de junho de 2005
NANOTEC EXPO 2005: Língua eletrônica
Nanotec Expo 2005 mostra a “língua eletrônica”
SÃO PAULO
Sexta-feira, 03 de junho de 2005 - 16h15
Entre os projetos em exposição no Nanotec expo 2005 estará a “língua eletrônica”, desenvolvida pelo pesquisador Luiz Henrique Capparelli Mattoso nos laboratórios da Embrapa de São Carlos (SP), em parceria com o pesquisador Antonio Riul Júnior que atua na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da UNESP, campus Presidente Prudente.
A “língua eletrônica” é um sensor nanométrico, engloba unidades sensoriais formadas por filmes ultrafinos de polímeros condutores e vários outros materiais, capaz de diferenciar os padrões básicos de paladar em concentrações abaixo do limite de detecção do ser humano. Com ele é possível, por exemplo, em uma determinada porção de água, por exemplo, a língua eletrônica pode identificar substâncias contaminantes ou produtos como sal e açúcar numa quantidade que uma pessoa normalmente não consegue detectar. Por sua novidade, a língua eletrônica teve destaque internacional, sendo notícia na prestigiada revista Nature.
O dispositivo já foi testado para analisar variedades de vinho, tendo sido bem-sucedido ao diferenciar as amostras por tipo de uva, ano da safra e até mesmo por produtor.
Fontes:
INFO On-line - REVISTA VEJA
LANADIA Participara do NANOTEC EXPO 2005
- Eletro-Eletrônico
- Automotivo
- Plásticos
- Têxtil
- Meio Ambiente
- Novos Materiais
- Tratamentos de Superfícies.
Fonte:
NANOTEC EXPO 2005